A.I.R.E

Anagrafe Italiani Residenti all’Estero, mais conhecido como A.I.R.E., nada mais é do que um registro obrigatório à todo cidadão italiano que residir no exterior por mais de 12 meses, e que deve ser feito no prazo de 90 dias após sua chegada no país onde irá fixar residência.

Atualmente, a maioria dos Consulados e Embaixadas já disponibilizam do novo método para a realização do cadastro através do site FAST IT. Porém como nem todos aderiram ainda esta ferramenta, é de responsabilidade e dever de cada cidadão italiano que se transfere para outro país, procurar informações no site do Consulado / Embaixada competente territorialmente.

Neles encontra-se a lista de documentos exigidos para a Inscrição AIRE, de que maneira pode ser enviada a documentação (correio, email, site Fast It, etc), e quais os benefícios em realizar tal cadastro.

É importante ressaltar que, para solicitar o Passaporte Italiano, assim como poder usufruir de outros serviços, tal registro é necessário e obrigatório, então fiquem atentos para que toda a documentação exigida no site seja enviada corretamente.

 

Cancelamento Anagráfico / Irreperibilità

O cancelamento anagráfico acontece quando o cidadão, após reconhecer a cidadania italiana e se mudar, não comunica ao Estado Italiano através da inscrição AIRE seu novo endereço, acarretando no cancelamento anagráfico da pessoa no sistema, e no impedimento por tempo indeterminado do usufruto de seus direitos como cidadão italiano.